Pesquisar este Blog

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Guia completo do que é probiótico


Os probióticos são microrganismos vivos presentes principalmente em lacticínios ou sumos de fruta, cuja ingestão pode ser extremamente importante na normalização intestinal e proteção imunológica. Mas o que é probiótico? De certeza que já ouviu falar de bifidobactérias e lactobacilos, os mais comuns.

Tudo o que é probiótico pertence ao grupo dos chamados alimentos funcionais. Estes alimentos são constituídos por microrganismos vivos como as bifidobactérias e os lactobacilos tão falados nos dias de hoje.

Os probióticos exercem benefícios ao nível da flora intestinal porque inibem bactérias indesejáveis e favorecem o reajuste intestinal. Ao nível imunológico, reforçam as defesas aliviando o efeito de doenças infeciosas, infeções bacterianas e candidíases.
Um efeito menos falado dos probióticos consiste no alívio dos sintomas de intolerância à lactose, isto porque as bactérias probióticas aumentam a atividade da lactase, a enzima que degrada a lactose.
Para além de todos estes benefícios ainda atuam ao nível das alergias, reduzindo os seus efeitos no organismo.

Mas com tanta oferta o que é considerado probiótico?

Nem todos os iogurtes são probióticos, apenas os que contêm lactobacilos são eficazes na reposição da aflora intestinal. Tenha atenção aos rótulos.

Os leites fermentados também contêm lactobacilos importantes para o nosso organismo.

Muitas pessoas cultivam em casa os grãos de kefir. Este produto é considerado o ouro probiótico porque é uma colonia de organismos como leveduras e lactobacilos que fermentam o leite. Desde há 4000 anos que o kefir é cultivado e passado de geração em geração. O kefir deve ser guardado em frascos de vidro e coberto com água ou leite. Ao fim de pelo menos 24 horas faz-se a lavagem dos grãos e recomeça o processo. Pode ser bebido todos os dias.

A sopa miso muito apreciada no japão é o resultado da fermentação da soja e recorre ao fungo Koji que possui um elevado poder probiótico.

O chucrute é um prato alemão feito com repolho fermentado rico em lactobacillus e pediococcus produtoras de ácido lático.

Na produção de cerveja é utilizada uma levedura, a Saccharomyces cerevisiae, que tem uma ação probiótica.

Para além de todos estes alimentos a ingestão de bactérias e leveduras pode dar-se através de suplementos probióticos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...