Pesquisar este Blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Como Preparar Feijão



Por que deixar o feijão de molho?

Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se lgar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

Deixar de molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.

A espuma toda que você vê na foto acima é o que fermentaria dentro da sua barriga, se você não deixasse o feijão de molho em água morna e limão. Isso lhe causaria gases e cólicas.

Mais informações sobre a matéria:
http://pat.feldman.com.br


MODO DE FAZER UM FEIJÃO SAUDÁVEL E DELICIOSO

INGREDIENTES
2 copos de feijão (cerca de 500 gramas.)
água conforme necessário
gotinhas de limão 
2 colheres (sopa) de molho de tomate
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 cubinho de caldo de legumes caseiro (opcional, mas dá um sabor especial)
sal à gosto

PASSO A PASSO
1º) Escolha, separe e lave bem o feijão em água corrente.
2º) Esquente água filtrada em uma caneca e deixe o feijão de molho nessa água morna, com algumas gotinhas de limão por pelo menos 7 horas. Pode colocar de molho à noite e cozinhar no dia seguinte.
3º) Lavar bem o feijão em água corrente para tirar toda a espuma que ficou.
4º) Despeje o feijão amolecido em uma panela e complete com água até a metade da panela. Coloque 1 cubinho de caldo de legumes que eu ensino a fazer AQUI . Como eu uso panela de ferro, ele demora um pouco mais para ficar pronto, mas vale a pena. Se usar panela de pressão, prefira uma boa panela de inox e não deixe o fogo muito alto, pode cozinhar em fogo baixo e o tempo de preparo deve ser menor, de apenas 20 minutos.
4º) Deixe ferver e cozinhar por mais ou menos 50 minutos, com a tampa semi aberta (pode levar mais ou menos tempo), o ideal é ir provando o feijão pra ver se amoleceu e colocar mais água fervente se necessário. (deixe uma caneca com água fervente ao lado caso necessite).
5º) Quando sentir que o feijão já está cozido, coloque o azeite em uma frigideira e refogue a cebola e o alho (deixe fritar por alguns minutos). Despeje esse preparo na panela do feijão. Mexa aos poucos, experimente e acerte o sal. Coloque o molho de tomate para dar uma cor avermelhada ao feijão e adicione a folha de louro para dar um toque especial ao sabor.
6º) Deixe engrossar um pouco, desligue o fogo e está pronto seu feijão mais saudável e saboroso. Sirva como acompanhamento para um bom arroz integral, salada, verduras ou sirva simplesmente com alguns pedaços de pão. 

Dica:
- Você pode cozinhar o feijão sem os temperos e congelar em potes separados, para aqueles dias que estiver com pressa. Depois é só temperar.
- Se sobrar feijão pronto para o dia seguinte use para fazer sopa ou tutu de feijão.
- Os preparos acima servem para qualquer tipo de feijão.
- Não há necessidade de colocar bacon no feijão.


_______________________

Saiba mais sobre as panelas que deve usar em sua cozinha:
http://sandranutricionista.blogspot.com.br/2011/03/voce-sabe-qual-e-panela-ideal-para.html

Onde encontrar panelas de ferro:
http://www.apaneladeferro.com.br


Porque usar panela de ferro:
Reportagens sobre os benefícios do uso de panela de ferro para absorção de ferro no organismo evitando anemia e doenças decorrentes da alimentação pobre em ferro. Processo produtivo da fundição de ferro para produção de panelas e utensílios domésticos.

http://www.youtube.com/watch?v=BVOZLaWBgeg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...