Pesquisar este Blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Como Preparar Lentilhas



MODO DE FAZER LENTILHAS (TIPO FEIJÃO)

A Lentilha corresponde a um alimento de elevado valor nutricional, pois contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura.

Apresenta, também, um perfil em micronutrimentos bastante interessante devido à riqueza em vitaminas, especialmente do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio, e oligoelementos como molibdénio, manganésio, ferro, cobre.

INGREDIENTES
1 xícara (chá) lentilhas
2 xícaras (chá) de água (ou mais, se necessário)
gotinhas de limão
1 colher (sopa) de molho de tomate
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) azeite extra virgem
1 dente de alho amassado
1 folha de louro
1 cubinho de caldo de legumes caseiro (opcional, mas dá um sabor especial)
sal à gosto

PASSO A PASSO
1º) Escolha, separe e lave bem a lentilha em água corrente.
2º) Esquente água filtrada em uma caneca e deixe a lentilha de molho nessa água morna, com algumas gotinhas de limão, de 1 a 2 horas. Lentilhas são mais fáceis de cozinhar do que feijão. Não precisam ficar de molho por muitas horas.
3º) Depois de deixar de molho, lave bem a lentilha em água corrente.
4º) Em uma panela (eu uso panela de ferro), leve a água para ferver e despeje a lentilha. Coloque 1 cubinho de caldo de legumes que eu ensino a fazer AQUI . Como eu não uso panela de pressão, ele demora um pouco mais para ficar pronta, mas vale a pena. (O cozimento em panela de pressão é excessivamente rápido, prejudicando a digestão).
4º) Deixe ferver e cozinhar por mais ou menos 30 minutos, com a tampa semi aberta (pode levar mais ou menos tempo), o ideal é ir provando a lentilha para ver se amoleceu e colocar mais água fervente se necessário. (deixe uma caneca com água fervente ao lado caso necessite).
5º) Quando sentir que a lentilha já está cozida, coloque o azeite em uma frigideira e refogue a cebola e o alho (deixe fritar por alguns minutos). Despeje esse preparo na panela da lentilha. Mexa aos poucos, experimente e acerte o sal. Coloque o molho de tomate para dar uma corzinha e adicione a folha de louro para dar um toque especial ao sabor.
6º) Deixe engrossar um pouco, desligue o fogo e está pronto sua lentilha mais saudável e saborosa. Sirva como acompanhamento para um bom arroz integral, salada, verduras ou sirva simplesmente com alguns pedaços de pão.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...