Nesta época do ano, a alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais é fonte de vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, e é tudo que o organismo precisa para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a defesa antioxidante para que, quando ocorrer contato com o vírus, o corpo consiga combatê-lo de forma eficiente.
Alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Vitamina C - (Utilize acerola, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde)
Vitaminas do complexo B - (Presentes no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate e nozes)
Vitamina A - (Procure consumir: cenoura, abóbora, batata doce, milho, damasco seco, brócolis, melão cantalupo, mamão entre outros.)
Vitamina E - (Está presente no germen de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, vegetais folhosos e legumes.)
Zinco - (Encontrado em feijões e nozes)
Selênio - (A castanha-do-pará é o alimento principal na fonte desse mineral.)
Além de consumir esses alimentos, procure incluir gengibre, especiarias, goiaba, melancia, maçã, inhame, folhas verdes escuras, alho, cogumelos e bactérias probióticas como kefir.
Líquidos são essenciais. Hidrate-se bastante e aumente o consumo de água mineral, leites vegetais, água de coco, chás com mel, alho, gengibre, ervas e outros condimentos como a canela, são ótimos durante o inverno. Outra dica são as sopas quentes, com legumes variados, sempre bem vindas para esquentar e fortalecer os órgãos internos.
Alimentos que diminuem a eficiência do sistema imunológico
Procure evitar: alimentos industrializados que contêm grandes quantidades de aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, etc) que prejudicam o sistema imunológico e privam o organismo de vitaminas e minerais que ele precisa. Evite ao máximo alimentos ricos em gordura saturada e trans presentes em carnes gordas e produtos industrializados, pois deprimem o sistema imunológico.
Entram no grupo dos alimentos que devem ser evitados, os doces e alimentos ricos em açúcares simples, pois como a gordura também atrasam a recuperação e ainda aumentam a eliminação de minerais importantes para o organismo como o magnésio e zinco, essenciais para o sistema antioxidante, isto é, a linha de frente no combate à gripe.
Por isso, dê preferência sempre aos cereais integrais que, ao contrário dos refinados, vão dar ao organismo tudo que ele precisa nesse período como: magnésio, zinco, cálcio entre outros.
Evite também álcool, cafeína e sal que enfraquecem o sistema imunológico e vão deixar a recuperação mais lenta.
O leite de vaca e derivados realmente devem ficar bem longe de quem está com gripe. Esse grupo de alimentos propicia a formação de muco no organismo e isso permite que o quadro de mal-estar como nariz entupido, por exemplo se prolongue. Na verdade, o objetivo é consumir alimentos que diluam o muco e não que ajudem a formar mais.
Fonte referência:
http://www2.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário