Pesquisar este Blog

Dicas e Truques

ABACAXI
Você quer uma dica infalível para comprar sempre bons abacaxis? Puxe uma folha da coroa: se ela se destacar facilmente, é sinal de que a fruta já está pronta para o consumo. Caso contrário, ainda não está madura. Outra referência: quando está no ponto, o abacaxi exala um aroma adocicado.

BATATAS
Fritas e sequinhas. O segredo, consiste em colocá-las, já cortadas, no congelador por meia-hora antes de fritar. Ao fritar batatas, salpique-as com sal imediatamente depois de tirá-las da fervura, assim, elas não vão murchar. Se você cortou batatas a mais e não vai usar, mergulhe-as em água acrescida de uma colher de sobremesa de vinagre. Tampe bem  o recipiente e deixe-o na geladeira por até três dias.

BERINJELA
Corte a berinjela e jogue sal por cima, deixe por alguns minutos, ela vai começar a soar e um líquido escuro vai sair. Lave a berinjela para tirar o sal e termine a sua receita. É preciso tirar esse suco amargo e indigesto. Assim a berinjela não fica amarga.

COUVE-FLOR
Meia xícara de leite na água de cozimento da couve-fl or vai deixá-la mais alva e saborosa. Além disso, ela não vai exalar aquele cheiro pouco convidativo. Para evitar que a couve-flor impregne a casa toda com seu cheiro característico, jogue um pedacinho de pão na água do cozimento. Agora, se quiser eliminar o cheiro e
ainda deixá-la bem macia, acrescente uma colher de sobremesa de farinha de trigo à água do preparo.

FRUTAS
Ao comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: são as que têm mais sumo. O mesmo vale para qualquer fruta cítrica: limão, maracujá, tangerina.

LIMÃO
Pretende usar apenas umas gotas de limão? Não o parta ao meio. Faça um furinho com um palito ou a ponta da faca e esprema. Em seguida, espete o mesmo palito no buraco e coloque o limão na geladeira. Agora, se cortou o limão em dois e não vai aproveitar uma das metades, mergulhe-a em um pouco d’água numa vasilha e deixe na geladeira. Se preferir, use vinagre.

MAÇÃ
Deixe, por alguns minutos, os pedaços da maçã imersos no suco do limão, para que ela não oxide e fique escura. Você pode também deixá-la inteira com casca dentro de uma vasilha com sal, depois lave e corte, ela não fica salgada e não fica escura depois de aberta.

PEPINO
Lave bem o pepino e higienize. Você deve cortar as duas pontas dele e esfregá-las no fruto até sair toda a gosma. Assim, ele não amarga. Lembre-se, o pepino é mais digestivo se for servido com a casca.

SALADA DE FRUTAS
Salada de frutas é bom e faz bem. O que não fi ca bem são aqueles pedaços de banana escura que destoam do restante. Para evitar que isso aconteça, quando terminar de fatiá-las, acrescente um pouco de suco de limão e açúcar refi nado. Mas as peras e maçãs também não fi cam atrás! Nesse caso, antes de fazer a
salada de frutas, encha uma vasilha com água fria e suco de limão e mergulhe as frutas dentro. Elas não mudarão de cor.

TOMATES
Para tirar as cascas do tomate, é só você espetar cada um num garfo e levá-lo sobre a chama do fogão, virando-o lentamente até que a pele se solte. Lave-o depois sob água fria e veja como a pele sai sem dificuldade.

VERDURAS e LEGUMES
Enxague-os bem em água corrente, passe para uma bacia plástica ou similar deixe-os de molho em água, acrescida de vinagre claro (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água), por cerca de 15 a 30 minutos, para que fiquem bem higienizados; após esse tempo, escorra a água com vinagre e passe-os em água corrente; descasque-os, se quiser, mas se puder aproveitar as cascas será melhor, pois além de ficarem mais firmes, serão aproveitados os nutrientes contidos nas cascas. Corte-os ou manipule-os de acordo com sua preferência, deixando-os do tamanho e forma que lhe convier. Legumes cozinham bem rápido, mas entre 3 e 8 minutos, após ferverem. Por isso, fique por perto! Verduras devem ir para a mesa SEMPRE VERDES e firmes, "al dente", isso serve também para os legumes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...