Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Batatas ao Funghi (receita original do Viena)

Especialmente hoje, para celebrar o Dia Mundial sem Carne
Essa batata é realmente de dar água na boca, é só seguir a receita direitinho e vai ficar igualzinha a que eles servem no restaurante Viena.

Ingredientes:

Funghi
25g de funghi secchi
1/2 xícara de água morna
1/2 colher (chá) de azeite
2 colheres (chá) de cebola picada
1/2 dente de alho
1/4 de colher (chá) de sálvia picada
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de vinho branco

Batata
1 1/2 xícara de creme de leite
2 colheres (chá) de sal
1 pitada de noz-moscada ralada
1 pitada de pimenta-do-reino moída
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (chá) de alho picado
250g de cogumelo-de-paris fatiado
1/2 colher (chá) de alecrim picado
1/4 xícara de funghi refogados
1kg de batata
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
Forno preaquecido a 180o
Assadeira média untada

Modo de Preparo:

Funghi
Lavar os funghi em água fria até perceber que não há mais resíduos de terra na água. Na sequência, deixá-los de molho em água morna por 1 hora. Depois, esprermê-los com as mãos para retirar o excesso de água. Coar a água do molho num tecido fino e reservá-la. Em paralelo, aquecer o azeite, refogando a cebola e o alho. Na sequência, juntar os funghi picados, a sálvia e o sal, mexendo e adicionando o vinho. Deixar evaporar por alguns instantes e acrescentar a água coada. Cozinhar tudo por 10 minutos, polvilhar pimenta e reservar.

Batata
Temperar o creme de leite com sal, pimenta, noz-moscada e reservar. Em outra vasilha, aquecer a manteiga e refogar o alho até murchar e juntar o cogumelo fatiado. Depois que tiver evaporado a água, polvilhar o alecrim. Retirar do fogo e acrescentar o funghi, mexer e reservar. Cortar as batatas descascadas em fatias finas, misturando-as ao creme numa assadeira. Colocar a mistura dos cogumelos por cima e repetir a operação, montando camadas até a última camada de batatas. Decorar com um pouco de funghi e salpicar queijo parmesão. Gratinar em forno morno por cerca de 45 minutos. Deixar descansar por 10 minutos.

Rede 6 porções

Fonte: Viena

Dicas: 
Querendo encontrar queijos veganos para gratinar e substituir o queijo ralado, acesse as páginas abaixo:
http://www.quebracabecaveg.com.br
http://chubbyvegan.net/comidas-a-venda
Creme de leite vegano AQUI



terça-feira, 18 de março de 2014

Tapioca com manga


Não existe nada que não combine com tapioca. Hoje à tarde deu aquela vontade de comer uma tapioca doce e o que eu tinha em casa, uma bela manga palmer, ficou uma delícia!

Eu compro a massa para tapioca pronta na feira (se preferir, você pode fazer a massa), e o tamanho e espessura vai depender do seu gosto, quando faço tapioca doce prefiro um pouco mais espessa para as caldas não vazarem. Se quiser tapioca salgada, pode fazer a massa um pouco mais fina e crocante. Hoje eu fiz em uma frigideira de ferro que tenho em casa, mas você pode usar uma teflon ou chapa. A tapioca já é antiaderente, porém em uma frigideira um pouco mais áspera talvez um pouco de manteiga seja necessário para que ela não grude. Tem que fazer para pegar o jeito.

Com o fogo médio para alto, basta espalhar a massa pela panela usando uma colher, espalhando até formar um círculo. Quando você mexe a frigideira e a tapioca se movimenta significa que está no ponto.
Você pode assar dois dois lados se assim desejar, depende do seu gosto.

Retire do fogo, coloque em um prato, pegue a fruta que tiver em casa e pique, hoje escolhi a manga palmer, coloque os pedaços dentro da tapioca, adicione leite condensado, que eu ensino a fazer aqui, dobre em meia lua. Jogue um pouco mais de leite condensado por cima e regue com coco ralado.

É de dar água na boca! Experimente!

Dicas:
Você pode usar morangos ou bananas com calda de chocolate, ou qualquer tipo de recheio salgado como brocolis ou espinafre com cobertura de creme de milho ou molho de maracuja.