Pesquisar este Blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Batalhoada ao forno



INGREDIENTES
4 batatas médias
2 cenouras médias
1 pimentão verde 
1 pimentão vermelho
3  tomates 
2  cebolas 
4  dentes de alho
azeitonas pretas
pimenta do reino e sal à gosto
salsinha e cebolinha à gosto
azeite de oliva


MODO DE PREPARO
1. Cozinhar as batatas e as cenouras e quando começarem a ficar no ponto (não pode ficar mole demais), descasque e corte em rodelas grossas. Reserve.
2. Em uma frigideira funda, coloque as cebolas cortadas em rodelas e leve para refogar no azeite, junte o alho amassado, continue mexendo por mais alguns segundos, junte o pimentão vermelho e o verde cortados em rodelas e as azeitonas também, refogue mais um pouquinho, acerte o sal e a pimenta do reino. Misture tudo, apague o fogo e reserve.
3. Arrume uma assadeira média e funda: coloque uma camada de tomates em rodelas, uma camada de batatas com cenouras, uma camada da mistura do refogado, e repita as camadas mais uma vez. Regue com bastante azeite.
4. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 20 minutos. Quando tirar do forno enfeite com salsinha e cebolinha picadinhas. Sirva com um belo arroz integral que eu ensino a fazer AQUI.


terça-feira, 12 de março de 2013

A polêmica do cálcio


As informações mais recentes sobre o cálcio contradizem o conselho muitas vezes repetido de que o aumento da ingestão deste elemento vital é a melhor forma de preservar a massa óssea e reduzir o risco de fraturas e de osteoporose. A indústria de laticínios gosta de promover seus produtos como se fossem a chave para ossos fortes e dentes saudáveis. É melhor aceitar esta ideia com uma pitadinha de sal - ou melhor, transformá-la num prato de folhas verde-escuras cozidas. Na química do cálcio, algumas substâncias presentes na comida ajudam o corpo a retê-lo e transportá-lo para a estrutura do esqueleto; já outras promovem a remoção e a excreção do cálcio.


Não é suficiente consumir apenas mais cálcio. Num artigo do Vegetarian Times de fevereiro, intitulado "Calcium Clash" (O Conflito do Cálcio), a editora-chefe Sharon Bloynd-Peshkin escreve: "as pessoas que consomem mais laticínios estão ingerindo mais cálcio, mas ficam para trás na equação química do cálcio."

Segundo o dr. Anthony Sebastian, do Centro de Pesquisa Clínica Geral da Universidade da Califórnia-São Francisco, o alto teor nos laticínios de aminoácidos sulfurados, que aumentam a quantidade de cálcio excretada pelo corpo, é um golpe contra seu papel de fonte de cálcio.

O artigo de Bloyd-Peshkin no Vegetarian Times cita o dr. Sebastian e Mark Hegsted, Ph.D., da Escola de Medicina de Harvard, que se aventura a cutucar uma vaca sagrada: "Supor que a osteoporose se deve à deficiência de cálcio é como supor que uma infecção se deve à deficiência de penicilina." A qualidade óssea pode não se basear simplesmente no conteúdo de minerais.

Os governos do Canadá e dos Estados Unidos recomendam a ingestão diária de 800mg de cálcio, o que excede em muito o que a maioria dos outros países aconselha a seus cidadãos. Muitos médicos recomendam às mulheres que consumam de 1.000mg a 1.500mg para evitar a osteoporose. Numa carta escrita ao jornal Toronto Star e publicada em 25 de maio, Harold H. Draper, do Departamento de Biologia Humana e Ciência da Nutrição da Universidade de Guelph, ressalta que estas recomendações podem ter mais relação com uma cultura voltada para o consumo de laticínios do que com a ciência da saúde.

É revelador que, no Japão, "a ingestão média diária é de 500mg a 600mg e a incidência de fraturas de quadril em mulheres é muito mais baixa que no Canadá."

Fora os laticínios, as fontes de cálcio incluem cereais, tofu feito com cálcio, feijões, brócolis, frutas cítricas, couve, repolho, ervilhas, algas, sementes de gergelim, espinafre e folhas de nabo comprido. Os alimentos vegetais em geral são uma fonte rica de bicarbonato de potássio, que aumenta a retenção de cálcio.

Segundo Rena Mendelson, professora de nutrição da Universidade Politécnica Ryerson, em Toronto, "uma mulher precisaria beber 2,5 xícaras de leite ou comer de três a cinco xícaras de [vegetais ricos em cálcio]" por dia para suprir "a necessidade diária de cálcio". Ela é citada em "O leite e o tema do cálcio", artigo publicado em 10 de abril no jornal The Globe and Mail, na coluna "The Middle Kingdom", cujo assunto é selecionado pelos leitores.

O artigo do The Globe and Mail e os outros citados aqui são leitura recomendada para todos os que desejam participar do debate sobre o cálcio: qual a melhor maneira de trazer este elemento para dentro do corpo e mantê-lo ali. É terreno fértil para discussão, e continuará assim ainda por um bom tempo. Os fatos podem levar alguns comedores de carne a considerar a adição de mais alimentos vegetais a suas dietas e converter alguns lacto-vegetarianos em veganos.

Tradução: Beatriz Medina

Fonte: Sítio Veg



Pão em forma de coelho



Faça seu pão e enfeite com patês e legumes.

Deixa qualquer mesa saborosa e linda.

Abaixo você encontra um link para a montagem do pão
PÃO FORMA DE COELHO




segunda-feira, 11 de março de 2013

Enfeitando a mesa de Páscoa

Entrando no clima da Páscoa!
Faça candelabros com casca de ovo e utilize o suporte de ovo quente ou a própria bandeja dos ovos como decoração.


Para aprender a dobrar o guardanapo visite as páginas abaixo:





Sua Páscoa mais saudável com frutas



Utilizar metade de um ovo de Páscoa e preencher com frutas diversas inteiras, em pedaços ou moldadas em formato de bolinhas. É como ter uma salada de frutas em uma taça de chocolate. 
Experimente!




Que tal a idéia?
Muitas vezes não podemos fugir do chocolate, principalmente na época de Páscoa, mas pelo menos você consegue introduzir um pouco de frutas na mesa da família. 

Veja na foto que você pode quebrar a metade do ovo e fazer um furo para encaixar a outra metade com o creme de chocolate. Coloque as frutas e os espetinhos, como se fosse um fondue. Quem não quiser comer o chocolate pode apenas saborear as frutas.


Ovos de páscoa: cuidados importantes



Evite os exageros.

A maioria dos ovos de páscoa comercializados nas grandes redes varejistas do país apresenta, em cada porção (25 gramas), teores de gordura e de açúcar superiores a 20% do limite diário considerado saudável. A constatação faz parte de uma pesquisa realizada por uma equipe de nutricionistas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

Ao todo, foram avaliadas 30 marcas – 13 infantis e 17 voltada aos adultos – dos principais fabricantes do produto. Em todos os ovos, foram encontrados índices acima do previsto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no caso dos adultos, o consumo diário de até 50 gramas de açúcar. Já para as crianças de até três anos, o ideal é que sejam consumidos no máximo 14 gramas por dia.

Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, o objetivo da análise é alertar principalmente os pais sobre a necessidade de controlar o consumo dos chocolates nessa época do ano.

“Não é preciso proibir a criança de comer ovo de páscoa, mas os pais devem estar atentos para evitar exageros. Um ovo de páscoa tem, em média, 150 gramas. Se a criança comer tudo de uma só vez estará ingerindo uma quantidade de açúcar e de gordura muito superior ao que ela precisa e isso pode gerar problemas de saúde a médio e longo prazos”, afirmou.

A nutricionista destacou que o consumo excessivo desses elementos pode desencadear a obesidade infantil e contribuir para o aparecimento de doenças associadas, como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Ela informou, ainda, que a entidade pretende notificar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o resultado do levantamento e cobrar a criação de uma legislação específica que limite a adição de açúcar e gordura nesses alimentos.

“Hoje, os fabricantes podem adicionar aos ovos o quanto quiserem desses elementos de modo a torná-los mais atrativos aos consumidores. Esse parâmetro é importante em produtos como o chocolate”, defendeu.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os ovos produzidos por suas associadas seguem todos os padrões de qualidade e segurança alimentar aplicáveis ao setor. Além disso, a entidade argumenta que os produtos indicam, com clareza e exatidão, a sua respectiva lista de ingredientes e composição nutricional e que devem, como qualquer outro alimento, ser consumidos como parte de uma dieta balanceada.



Fonte: www.diariodasaude.com.br



Páscoa e Obesidade Infantil

A Páscoa pode ser uma festa legal com família reunida e tudo mais, mas é preciso ter cuidado quando se pensa em chocolate, chocolate e mais chocolate.

Leia a matéria abaixo:

Segundo dados do IBGE, a obesidade infantil no país aumentou 300% nos últimos 40 anos. Três em cada dez brasileirinhos estão com sobrepeso. A cada ano, no Brasil, cresce a obesidade infantil  e junto dela o número de crianças entre os 6 e 12 anos de idade com colesterol  LDL (ruim) alto e  indícios de hipertensão arterial.

As razões para o crescimento desses números sãos inúmeras. Entretanto, a correria do cotidiano dos pais e aumento da oferta de produtos industrializados a preços mais acessíveis são elementos que contribuem bastante para esse aumento de crianças obesas. Organizar um cardápio saudável demanda tempo e paciência para essa negociação diária entre o que é saudável e o que não é, principalmente se o interesse dos pequenos for completamente voltado pelo  alimentos que fazem mal a saúde.
Se no dia-a-dia implementar  e manter  hábitos  alimentares mais saudáveis já uma tarefa árdua, imagine em feriados, como o próximo,  em que o principal foco  é o chocolate e os tradicionais almoços com a família.

Dessa forma, listamos algumas dicas que podem ajudar a criançada a comer o chocolate com moderação.

- Combine com os familiares tamanhos pequenos de ovos e chocolates. Se possível proponha amigo oculto de ovo de páscoa, assim no lugar de vários chocolates a criança ganha apenas um e não passa o mês inteiro com a geladeira cheia de chocolates.

- Caso essa combinação não seja viável e a meninada ganhe vários ovos tente compartilhar com amigos e/ou guarde na geladeira em potes para evitar a tentação constante.  Não permita que a criança coma tudo de uma vez;

- Fique atento aos os chocolates Diets, pois normalmente eles têm mais gordura e podem ser tão calóricos quanto os chocolates “normais”. Não se iluda achando que ao comprar um chocolate diet poderá comer a vontade.

Cabe destacara que de acordo com a Anvisa que é comum que os bombons, ovos, etc., possuam em sua composição e em seus recheios a gordura trans. Vale lembrar que o consumo desse tipo de gordura em grande quantidade pode causar inflamação dos tecidos, principalmente nos indivíduos com obesidade, elevam a incidência de diabetes, aumentam os níveis de triglicérides e o risco de doenças cardiovasculares em mais de 50%.

Dicas para a compra de ovos de páscoa:
Não se esqueça de verificar no rótulo as informações obrigatórias: data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional. Também deve estar informado a lista de ingredientes do produto, pois algumas pessoas não podem ingerir, por exemplo, açúcar ou glúten.

Em caso de inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve checar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o mesmo.



Fonte:
http://portaldoconsumidor.wordpress.com/2012/04/02/pascoa-e-obesidade-infantil






domingo, 10 de março de 2013

Rolinho Primavera


Para a massa
400 g de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal
2 1/2 xícaras (chá) de água gelada
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Deixe 2 horas na geladeira
Aqueça uma frigideira antiaderente (de 20 cm de diâmetro) e despeje a massa (2 colheres de sopa ou o suficiente para forrar o fundo da frigideira e fazer um disco fino).
Cozinhe os discos até ficarem transparentes.
Reserve.

Recheio
4 colheres (de sopa) de óleo de gergelim (se não tiver pode usar o de soja ou mesmo azeite)
1 cebola média picada
1/2 xícara (de chá) de shiitake picado
1 xícara (de chá) de moyashi
1 xícara (de chá) de cenoura ralada
1 xícara (de chá) de repolho picado
4 colheres (de sopa) cheiro verde picado
Shoyu e sal a gosto

Hidrate o shiitake em água. Em uma panela média, refogue a cebola, em seguida acrescente o shiitake, a cenoura, em seguida o repolho e o moyashi, tempere com sal, shoyu e acrescente a cebolinha. Desligue o fogo e reserve.

Para montar
Antes de por o recheio na massa, esprema este para tirar um pouco do líquido, para evitar encharcar a massa. Enrole os rolinhos, colocando as partes laterais para dentro, ele precisará ficar fechado. Em uma panela média, coloque uma quantidade de óleo que cubra o tamanho do rolinho e mais um dedo acima. Frite um a um quando o óleo estiver bem quente, até ficarem dourados.



Dica : É bom servi-lo com Molho Agridoce, encontrado facilmente em lojas e Supermercados .




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...