Pesquisar este Blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Estrogonofe de Soja



Ingredientes:
150g de proteina de soja PVT em pedaços grandes (veja a melhor maneira de preparar a PVT AQUI )
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda
1 xícara (chá) de champignons em conserva
2 dentes de alho amassados
1 cebola média picada
3 colheres (sopa) de shoyo
2 tomates picados
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de aveia
Sal à gosto

Modo de Fazer:
Hidrate a proteína de soja em pedaços. Quando estiver macia, escorra bem, corte os pedaços para diminuir o tamanho e adicione o shoyo, mexa bem e reserve.

Em um liquidificador coloque a aveia com 2 xícaras de água, bata bem e reserve no próprio liquidificador.

Coloque uma colher sopa de azeite em uma panela para aquecer e doure a cebola e o alho.  Adicione a soja  e o tomate e mexa bem por alguns minutos, coloque o ketchup, a mostarda, 1 xícara de água e sal a gosto. Mexa bem para que a soja absorva bem o sabor dos temperos (aprox. de 10 minutos). Acrescente água se julgar necessário para que fique um caldinho sempre. Quando estiver cozido, acrescente os champignons, mexa bem, abafe e apague o fogo.

Volte ao liquidificador e bata a aveia novamente, use um coador fino e coe o creme de aveia.
Abra a panela e vai colocando o creme de aveia aos poucos para não engrossar demais e procure deixar na consistência ideal de um estrogonofe. Não coloque o creme de aveia com o fogo aceso.

Acrescente cebolinha e salsinha para enfeitar e dar o toque final.

Sirva com arroz branco ou integral e batatas fritas, batata palha ou a batatinha especial da foto, que eu coloco a receita AQUI.

Dicas:
- Se preferir usar a proteína de soja escura, não acrescente o shoyo pois ela já vem temperada com shoyo.
- Você pode trocar a soja por berinjelas cortadas em cubos com casca, tirar o shoyo e acrescentar vinagre balsâmico. Deixar cozinhar até a berinjela reduzir pela metade. Preparar a berinjela como de costume, cortando em fatias grosas e colocando sal para tirar o amargo, depois lave e corte em pedaços.
- Se você quiser que o estrogonofe fique com uma cor mais alaranjada, coloque 1 colher (sopa) de colorífico à base de urucum durante o processamento da aveia, isso dará mais cor ao prato.


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Gelo Com Frutas

Fotos encontradas no Google apenas para enriquecimento da matéria.

Pequenos detalhes e pequenos caprichos têm um poder mágico sobre o dia-a-dia das pessoas.
Esta dica é ótima para decorar água ou sucos de um jeito diferente. Adivinha como? Colocando frutas congeladas! É bem simples e fica lindo!

Acerola, uva, jabuticaba, limão. Frutas da estação ou frutas fora de época.
Tudo vai parar na jarra, não como suco, mas como pedra de gelo. Uma maneira refrescante de aproveitar o que corre risco de estragar na sua casa.
Basta pegar a fruta, colocar na fôrma de gelo e jogar água por cima, de preferência mineral. A fôrma vai para o freezer e depois que congelar, é só desenformar e jogar na jarra com água ou suco de sua preferência.

O gelo não vai alterar o sabor do suco, mas dá um colorido especial.
Pode também dividir a fôrma e fazer dois tipos de gelo. No copo, fica tão bonito!

Outra dica é cortar um limão em rodelas finas e depois partir cada uma ao meio. Coloque na fôrma para gelar e ele sai com uma aparência de frescor. É ótimo para acompanhar driques!
Se você quiser também pode congelar diretamente a fruta e aí é só despejar na jarra. Pode fazer até com ameixa.
E se a laranjada estiver grossa, pode colocar o gelo feito com o próprio suco de laranja, para ela ficar mais rala.

Viu só que boa dica para receber os amigos em dias de calor? Hum... Que sede!!







terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Fritada Sem Ovos (Vegana)


Ingredientes:
1 xícara (chá) de abobrinha crua ralada (no cortador grosso)
1 xícara (chá) de vagem picada (pré cozida)
1 tomate picado
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água
4 colheres de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
Sal à gosto

Modo de fazer:
Cozinhe a vagem e corte bem picadinho. Corte o tomate bem picadinho. Rale a abobrinha no cortador grosso e reserve.
Misture a farinha de trigo, sal a gosto e a pimenta com a água e bata no liquidificador.
Misture essa massa com a vagem, a abobrinha, o tomate picado, a salsa, a cebolinha e coloque mais sal se achar necessário.
Aqueça o azeite numa frigideira larga e esparrame toda a mistura, alisando bem. Se não tiver uma panela larga, faça em duas vezes, para a massa não ficar muito grossa. Deixe em fogo baixo até dourar a parte de baixo e com a ajuda da espumadeira vire para dourar do outro lado.
Sirva em seguida.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mas afinal, o que são “traços de leite”?


Uma expressão ainda intriga muitos leitores de rótulos, os novatos principalmente: “contém traços de leite”. Mas afinal ,o que significa isso? Não posso comer este produto? A resposta dependerá da sua restrição alimentar. Entenda melhor como isso funciona.

Vamos fazer uma breve recapitulação: a maioria das pessoas com Intolerância à Lactose possui algum nível de produção de lactase e, portanto, podem consumir alguns alimentos com leite sem sentirem os sintomas da IL. Já no caso das pessoas com alergia às proteínas do leite, a história é bem diferente. Uma quantidade mínima de leite ou derivados pode desencadear sintomas alérgicos e culminar com sérios problemas de saúde. Os traços de leite são, na maioria das vezes, uma “contaminação” do produto, que passou por uma máquina onde foram fabricados produtos com leite ou derivados.

Assim, eles acabam adquirindo quantidades mínimas desses ingredientes durante a fabricação. Esse é um caso comum na fabricação de chocolates. Muitos chocolates que não contêm leite passam pelas mesmas máquinas de produção dos chocolates ao leite, o que faz com que eles acabem recebendo micro quantidades de leite, contendo assim traços de leite.

Por essas quantidades serem mínimas, mesmo as pessoas com baixa tolerância à lactose podem ingerir produtos que contêm traços de leite sem sentirem os sintomas típicos da IL. No entanto, se você possui alergia às proteínas do leite de vaca, muito cuidado! Produtos com traços de leite não devem ser consumidos por alérgicos às proteínas do leite.

Por:
Luciane Baldo
http://www.semlactose.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...